Campanha ‘Junho Vermelho’ incentiva a doação de sangue após a redução dos estoques durante a pandemia de coronavirus

Escrito por em 9 de junho de 2020


'Junho Vermelho' incentiva a doação de sangue, Goiás — Foto: Divulgação/Hemorrede

‘Junho Vermelho’ incentiva a doação de sangue, Goiás — Foto: Divulgação/Hemorrede

Devido à pandemia do novo coronavírus, os bancos de sangue de Goiás tiveram redução de 20% no estoques desde o início do isolamento social, segundo informou o Hemocentro. Por conta disso, a entidade aderiu à campanha nacional “Junho Vermelho”, que tem como proposta conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue.

A ação envolve as nove unidades da Hemorrede de Goiás, localizadas em GoiâniaRio VerdeJataíCatalãoCeresFormosaIporáPorangatu e Quirinópolis. Mesmo durante a pandemia, elas funcionam normalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

De acordo com a diretora do Hemocentro, Denyse Goulart, muitas pessoas deixaram de doar por medo de se contaminar com o coronavírus. Porém, ela garante que não há qualquer evidência de risco de se contrair o vírus por meio da doação de sangue.

O Hemocentro garante que adotou todos os critérios estabelecidos pelas autoridades de saúde, como limpeza dos espaços e móveis, nova metodologia de triagem e treinamentos específicos aos servidores das unidades, para garantir a segurança dos doadores.

Antes de ir ao Hemocentro, o voluntário precisa agendar a doação de sangue por meio do site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457.

“É necessário que venha ao Hemocentro usando máscara, fazendo a higienização das mãos logo na chegada, evitando trazer acompanhantes e respeitando os limites que delimitamos entre as cadeiras para manter o distanciamento entre as pessoas dentro das unidades”, esclarece a diretora.

Outra forma de fazer a doação é por meio de coleta externa, com a unidade móvel do Hemocentro. A unidade pode ir até empresas, igrejas e condomínios horizontais e verticais na Região Metropolitana de Goiânia se, pelo menos, 60 pessoas confirmarem que vão realizar a doação.

Para quem gostou da ideia e quer fazer uma solicitação, basta ter a confirmação de 60 pessoas interessadas e fazer o pedido pelo e-mail hemocentro.captacao@idtech.org.br ou pelo telefone (62) 3201-4101.

A diretora reforça a importância desse gesto de solidariedade para ajudar quem depende de transfusão de sangue ou passa por atendimentos emergenciais relacionados a acidentes, transplantes e outros procedimentos.

“Para se ter uma ideia, nossa demanda média mensal é de 3,2 mil bolsas de sangue. Precisamos que as pessoas continuem doando para que o estoque seja mantido, pois os hemocomponentes têm validade entre cinco e 42 dias e alguns grupos sanguíneos são mais raros na população”, diz Denyse.

Quem pode doar?

O Hemocentro afirma que a pessoa precisa estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis e, se acima de 60 anos, ter realizado pelo menos uma doação até essa idade.

Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já quem se vacinou contra gripe deve aguardar 48 horas para doar.

Veja outras notícias da região no G1 Goiás.

Fonte: g1 GO
Por Millena Barbosa, TV Anhanguera


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Current track

Title

Artist