Criminosos clonam números de celular para pedir dinheiro a contatos por app de mensagens, em Goiás

Escrito por em 16 de abril de 2019

Especialista dá dicas de como os usuários do serviço podem evitar serem vítimas do golpe.

Goianos denunciaram que tiveram o número de celular clonado, e criminosos pediram dinheiro para parentes e amigos deles por aplicativo de mensagens. No caso do empresário Lucas Pacheco, por exemplo, um dos seus contatos chegou a transferir R$ 1,2 mil para os bandidos achando que estava emprestando para o conhecido. Os especialistas aconselham ligar para a pessoa antes de fazer qualquer transferência para confirmar se é mesmo seu contato quem está fazendo o pedido.

G1 entrou em contato com o WhatsApp por e-mail para pedir um posicionamento e dicas de segurança e aguarda retorno.

O amigo de Lucas que fez a transferência, o também empresário Matheus Iacovelo, disse que não desconfiou do pedido em momento algum.

“Por estar no WhatsApp, ter a foto e a gente conversar diariamente, jamais imaginei que seria uma conta hackeada”, comentou.

Especialista em marketing digital, Lucas Alfaix dá algumas dicas de como evitar que você tenha o número clonado:

  • Não clicar em links desconhecidos
  • Não passar dados pessoas
  • Não baixar nenhum tipo de documento, que as pessoas mandam arquivos que vem com vírus dentro

Criminosos se passavam por amigos e parentes para pedir dinheiro a vítimas através de aplicativo de mensagens WhatsApp Goiânia Goiás — Foto: Reprodução/TV AnhangueraCriminosos se passavam por amigos e parentes para pedir dinheiro a vítimas através de aplicativo de mensagens WhatsApp Goiânia Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Criminosos se passavam por amigos e parentes para pedir dinheiro a vítimas através de aplicativo de mensagens WhatsApp Goiânia Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Outros casos

Também vítima do mesmo problema, a atendente Rosilene da Silva Bittencourt contou que anunciou uma moto em um site de vendas e acredita que através do anuncio os criminosos podem ter conseguido o número dela. Algum tempo depois, os contatos dela passaram a receber pedidos de empréstimos.

“A minha comadre ia ter um prejuízo enorme, porque ela estava precisando do dinheiro dela. Ela ia ficar sem e eu não ia poder pagar ela”, comentou.

A designer Dirany Xavier acredita que mais de R$ 13 mil dos parentes e amigos foram transferidos para contas de bandidos por ter o número clonado.

“As pessoas ás vezes não confirmam porque confiam, a gente tem crédito na praça, um bom relacionamento”, afirmou.
fonte: g1 GO


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Current track

Title

Artist