Queimada já destrói cercar de 1 mil hectares de parques às margens da BR-153
Escrito por Radio Sempre FM em 16 de setembro de 2019
Chamas se aproximaram de chácaras e produtores rurais precisaram retirar animais do pasto e levara para outras áreas. Bombeiros acreditam que incêndio foi provocado.
Um incêndio que atinge os parques Altamiro de Moura Pacheco e o João Leite já destruiu cerca de 1 mil hectares de vegetação. Mais de 50 bombeiros trabalham nesta segunda-feira (16) no local para tentar apagar o fogo. As chamas se aproximaram de chácaras na região.
O fogo começou no sábado (14), próximo ao Residencial Vale dos Sonhos, às margens da BR-153. O Corpo de Bombeiros acredita que o fogo tenha começado por ação humana e se espalhado rapidamente devido ao tempo seco, baixa umidade e forte vento.
“Estamos utilizando todas as técnicas para controlar esse incêndio. Estamos no parque desde sábado tentando controlar esse incêndio, que começou perto do Residencial Vale dos Sonhos. Então, trata-se, mais uma vez, de um incêndio colocado e que o resultado é esse”, disse o tenente-coronel Fernando Caramaschi.
O fogo também se aproximou de chácaras próximas às áreas de preservação. Chacareiros com bombas costais tentavam combater os focos de queimada e evitar que as chamas ultrapassagem as cercas e destruísse as casas.
Eles também tiveram que retirar o gado das propriedades e procurar um lugar seguro. “Queimou tudo, não ficou nada para eles comerem. Eles estão assustados. E ainda tem mais no mato, se brincar morreu queimado”, disse o produtor rural Lourival José.
As chamas se espalharam até chegar às margens da GO-080, próximo a Nerópolis. “Utilizamos os drones para traçar as melhores estratégias. Tivemos multifocos, então tivemos que dividir as equipes para atuarem nesses vários pontos”, disse o tenente coronel.
As equipes usam abafadores, sopradores, bombas costais e mangueiras. “O incêndio está sob controle, o fogo está se deslocando para uma área que não há mais risco de queimar, então ele deve se extinguir ainda durante o período diurno. Durante todo dia vamos acompanhar e realizando o combate na área para preservar ao máximo possível o Parque Ecológico”, disse o tenente-coronel.
Veja outras notícias da região no G1 Goiás.
Bombeiros combatem incêndio em parques às margens da BR-153 — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Incêndio atinge parques às margens da BR-153 — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
fonte: g1 GO