Manifestantes se reuniram para fazer um ato pelo Dia da Consciência Negra na tarde desta segunda-feira (20) na Avenida Paulista, no Centro da capital.
Os grupos da 20ª Marcha do Dia da Consciência Negra se concentraram no Masp para a manifestação. O ato realizado todos os anos defende um projeto de vida para população negra brasileira, em honra à luta de Zumbi e Dandara dos Palmares.
Marcha da Consciência Negra em SP — Foto: EDI SOUSA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Bandeiras do Brasil e do movimento negro eram exibidas pelas pessoas que compareceram ao ato. Na frente da marcha uma faixa exibia em português e em inglês a frase “Não ao Racismo”.
Os manifestantes saíram em caminhada na direção ao Theatro Municipal, com os termômetros marcando temperaturas agradáveis nesta tarde de segunda na capital . As estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo registram 24°C em média na cidade e índices de umidade acima dos 70% neste início de tarde.
Os grupos também realizaram eventos e atos em outros regiões de São Paulo. Na Zona Norte, o movimento Luta Popular realizou a Marcha da Periferia da Brasilândia em defesa de educação de qualidade, vida digna, saúde pública, cultura e lazer.
Na manhã desta segunda aconteceu a 2ª Marcha da Consciência Negra na Zona Norte. O tema do encontro era anticapitalista, anti-imperialista e antirracista.
Marcha da Consciência Negra, em SP — Foto: EDI SOUSA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Manifestantes participam das celebrações pelos 20 anos da instauração do Dia da Consciência Negra, com concentração no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp — Foto: EDI SOUSA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO